EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHANDO COM CONTOS AFRICANOS

Autores

  • Ana Maria Klein UNESP
  • Luana Passos UNIESP/São José do Rio Preto
  • Monica Abrantes Galindo

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4535

Palavras-chave:

direitos humanos, diversidade cultural, contos africanos, educação infantil

Resumo

O presente artigo discute a Educação em Direitos Humanos (EDH) na Educação Infantil por meio do relato de um projeto sobre contos africanos realizado com alunos da Educação Infantil  da rede municipal de uma cidade do noroeste paulista. A EDH tornou-se obrigatória em todos os níveis e modalidades de educação do pais em 2012 com as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos e envolve temáticas que dizem respeito à dignidade humana. O reconhecimento e a valorização das diversidades entre as pessoas é um de seus fundamentos. O projeto visa responder à questão de como levar a EDH para dentro das escolas e teve por objetivo apresentar e valorizar aspectos da cultura africana por meio da literatura. Foram realizadas leituras, discussões com as crianças sobre a sua compreensão dos contos e registros gráficos por meio de desenhos. Os resultados das atividades demonstram que as crianças ampliaram seus conceitos sobre fadas, rainhas e princesas, transcendendo concepções eurocêntricas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Klein, UNESP

Departamento Educação

Professora Graduação: Educação em Direitos Humanos, Teoria e Pratica de Educação, Estagio Supervisionado Anos Iniciais do Fundamental

Professora Pos-graduação Stricto Sensu - Programa Ensino e Processos Formativos: Educação em Direitos Humanos

Luana Passos, UNIESP/São José do Rio Preto

Pedagoga formada pela UNESP/IBILCE
Mestre em Estudos Linguísticos na linha de pesquisa Oralidade e Letramento - UNESP/IBILCE
Formadora/Capacitadora de professores da rede municipal de ensino na SME de São José do Rio Preto na área das Africanidades
Professora do Ensino Superior no curso de Pedagogia da rede particular UNIESP/São José do Rio Preto

Monica Abrantes Galindo

Doutorado em Educação (USP/São Paulo). Docente do Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação Ensino e Processos Formativos (IBILCE/UNESP/SP). Pesquisadora do Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão NUPE (IBILCE – UNESP/SP).

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

KLEIN, A. M.; PASSOS, L.; GALINDO, M. A. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHANDO COM CONTOS AFRICANOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.4535. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4535. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO