A formação autora e leitora da criança na educação infantil: Algumas considerações teóricas

Ana Maria Esteves Bortolanza

Resumo


Este artigo, resultado de uma pesquisa teórica, tem como objetivo discutir os fundamentos teóricos que podem subsidiar o trabalho pedagógico de professores da educação infantil no que se refere à formação da atitude autora e leitora da criança, considerando que vivemos em uma sociedade grafocêntrica em que as crianças têm contato com a cultura escrita desde muito pequenas. Partindo do pressuposto de que não se trata de alfabetizar precocemente, o estudo enfoca a formação da atitude autora e leitora da criança no processo de apropriação da escrita, partindo de sua inserção no mundo da cultura escrita, com ênfase no papel mediador do professor nesse processo. Apontam-se neste este estudo subsídios teóricos aos professores que possam contribuir para uma reflexão sobre a formação autora e leitora da criança na escola de educação infantil.

Palavras-chave


Educação Infantil. Leitura e Escrita. Formação de professores

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DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4529


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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