As condições de trabalho dos professores de educação infantil em Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Soraya Franzoni Conde Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4399

Palavras-chave:

Condições de trabalho, Educação Infantil, Formação Continuada.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender as condições de trabalho dos professores de educação infantil em oito municípios do Estado de Santa Catarina, Brasil. Ele decorre do projeto de pesquisa intitulado “As múltiplas determinações da formação continuada de professores de educação infantil em Santa Catarina: trabalho, gênero e formação”, que busca compreender as dificuldades dos docentes da educação infantil em frequentarem e permanecerem matriculados no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (CEDEI) da UFSC.  Parte de problemática constatada durante as primeiras semanas de aula do curso quando um grande número de desistências ocorreram. Em termos metodológicos, foi aplicado um questionário com 80 profissionais da educação infantil e recolhidos depoimentos de 14 professores desistentes do curso. Entre os principais resultados, destacamos que as condições de trabalho dos professores de educação infantil são um dos aspectos que inviabilizam a formação continuada docente e tornam a desistência uma consequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Franzoni Conde, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela UFSC

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC

Atua nas áreas: trabalho e educação e educação e infância

Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT/UFSC) onde coordena o Grupo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Infância (GETEI). Membro do Núcleo de Estudos sobre Criança, Adolescência e Família (NECAD/UFSC)

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

CONDE, S. F. As condições de trabalho dos professores de educação infantil em Santa Catarina, Brasil. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.4399. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4399. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.