POR UM SENTIDO FORMATIVO DA ARTE: UMA INSERÇÃO NO PENSAMENTO POLÍTICO DE ARENDT E RANCIÈRE

Autores

  • Anyele Giacomelli Lamas Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.4344

Palavras-chave:

Educação. Sentido formativo da arte. Hannah Arendt. Jacques Rancière

Resumo

Ao pensar sobre os impasses relativos à formação dos mais novos no contexto de uma “sociedade de consumidores”, recorremos ao que Hannah Arendt e Jacques Rancière propuseram acerca da relação entre arte e política. Se partimos da reflexão sobre o fenômeno da arte como uma das formas privilegiadas de compreender o que é esse “mundo comum” ao qual os adultos devem introduzir as crianças é porque, segundo Arendt, as obras de arte são os “objetos culturais máximos” que devem ser salvos da ruína da destruição ou do esquecimento. Rancière, por sua vez, afirma que a arte e a política podem contribuir para que possamos reconfigurar as coisas comuns, mesmo no contexto de uma sociedade “homogênea e consensual”. Talvez numa época em que as coisas mais corriqueiras podem adentrar a esfera da arte, propondo outras formas de experiência sensível, a educação tenha a possibilidade de convidar os mais novos a adentrar a imensa “floresta de coisas e signos” que constituem o “mundo comum”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anyele Giacomelli Lamas, Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Anyele Giacomelli Lamas. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Economia da Educação e Sociologia da Educação. Integra o grupo de estudos sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo, sob a orientação do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho, na mesma instituição. Atualmente faz parte do corpo docente do Colégio Santo Américo (São Paulo – SP)

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

LAMAS, A. G. POR UM SENTIDO FORMATIVO DA ARTE: UMA INSERÇÃO NO PENSAMENTO POLÍTICO DE ARENDT E RANCIÈRE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 35–48, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.4344. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4344. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê