O CORPO VIVO DA LEITURA: SENTIDOS E EXPERIÊNCIAS DO PENSAR EM NIETZSCHE E PROUST.

Autores

  • Gilcilene Dias da Costa Universidade Federal do pará
  • Jessé Pinto Campos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.4337

Palavras-chave:

Leitura, Sentidos, Experiências, Nietzsche, Proust.

Resumo

Resumo: A problemática da leitura tem se expressado com intensa preocupação na comunidade escolar e acadêmica em geral, sem, contudo, que tal anseio pela “apropriação” de uma cultura letrada venha acompanhado de um pensar sobre sua dimensão formativa. No intuito de contribuir com uma abordagem problematizadora e fruidora da leitura enquanto uma experiência formativa tecida nos interstícios entre texto e leitor, eu e outro, silêncio e palavra rumo ao desconhecido do pensar e seus abismos, o presente texto visa estreitar as relações entre Leitura e Filosofia para confabular sentidos outros de leitura espreitando as experiências de infância de Marcel Proust em seu ensaio “Sobre a leitura”, articulada à perspectiva fisiológica da leitura em Friedrich Nietzsche. Desse modo, posiciona-se como abertura e convite a adentrar os labirintos da leitura e suas interfaces com o pensar, valorando a atividade da leitura desde a tenra infância como canal de acesso ao desconhecido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilcilene Dias da Costa, Universidade Federal do pará

Gilcilene Dias da Costa

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Linguagem. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (UFPA/PPGEDUC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa PHILIA – Filosofia, Linguagem e Alteridade na Educação (UFPA). Pesquisadora nas áreas de Educação e Linguagem; Filosofia da Diferença, Literatura e Educação.

Jessé Pinto Campos, Universidade Federal do Pará

Jessé Pinto Campos

 

Mestrando em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGEDUC), linha de pesquisa Educação, Cultura e Linguagem. Professor Substituto da Faculdade de Língua Inglesa (UFPA), Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Membro do Grupo de Pesquisa PHILIA – Filosofia, Linguagem e Alteridade na Educação (UFPA).

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

COSTA, G. D. da; CAMPOS, J. P. O CORPO VIVO DA LEITURA: SENTIDOS E EXPERIÊNCIAS DO PENSAR EM NIETZSCHE E PROUST. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 20–34, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.4337. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4337. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê