O PROCESSO DE SEMIFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS NA RELAÇÃO INFÂNCIA E INDÚSTRIA CULTURAL.

Autores

  • Anilde Tombolato Tavares da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.4324

Palavras-chave:

Educação. Semiformação. Indústria Cultural. Infância.

Resumo

Este artigo insere-se num panorama contemporâneo que embasa a essência da infância permeada pela indústria cultural buscando problematizar sua correlação entre a produção de saberes culturais fragmentados que refletem na semiformação e numa pedagogia parcializada na escola contemporânea. Amparados pelo pensamento de Max Horkheimer  e Theodor Adorno buscamos lançar um olhar mais atento e crítico para a educação contemporânea que sob a égide da bandeira da formação do indivíduo crítico e transformador,  submete-se passivamente ao processo de semiformação e conformação diante dos encantos que se produzem através da Indústria Cultural. Desta forma, confrontar os desafios postos no campo da educação e da prática educativa, os limites e a possibilidade de se assumir a escola como espaço de produção do novo, do não dito, do não pensado em detrimento do que já está instituído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anilde Tombolato Tavares da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutora em Educação. Docente Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Atua na área de Formação de Professores.

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

SILVA, A. T. T. da. O PROCESSO DE SEMIFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS NA RELAÇÃO INFÂNCIA E INDÚSTRIA CULTURAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 63–76, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.4324. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4324. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê