EDUCAÇÃO ESCOLAR, ALTERIDADE E A JUDICIALIZAÇÃO DA VIDA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Millien Lacerda Malinowski Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4316

Palavras-chave:

Educação, Pós-modernidade, Poder Judiciário, Alteridade.

Resumo

Este artigo busca apresentar uma compreensão sobre a construção das expectativas referentes à judicialização do cotidiano escolar e como estas refletem as relações sociais no contemporâneo. Para tanto, buscou-se analisar esse fenômeno a partir do discurso de uma crise da alteridade no contemporâneo que parece predispor as pessoas a apostarem na judicialização como saída para os problemas vivenciados no ambiente escolar. Entende-se que a escola consiste em locus privilegiado para a criação de espaços relacionais que propiciem o exercício da alteridade, o convívio com as diferenças e o reconhecimento do outro, podendo ressignificar as relações segundo uma lógica que escape à mercantilização da vida. Desse ponto de vista, considera-se que tratar a questão exclusivamente de acordo com a perspectiva da judicialização pareceria desperdiçar esse espaço privilegiado da escola (e cada vez mais escasso na contemporaneidade) de encontro com o outro. Conclui-se que, sem pretender que a escola ofereça respostas totalizantes, por outro lado, que a terceirização da resolução desta problemática ao judiciário, que atuará conforme uma lógica de subsunção dos conflitos escolares a uma parametrização legal, bem como de delimitação de vítimas e culpados, tampouco poderá alcançar a eficácia de uma prática educativa comprometida com a questão da alteridade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação (Unesp/Marília). Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI/UEM).

Millien Lacerda Malinowski, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Psicóloga do Tribunal de Justiça do Paraná

 

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

SILVA, R. B.; MALINOWSKI, M. L. EDUCAÇÃO ESCOLAR, ALTERIDADE E A JUDICIALIZAÇÃO DA VIDA NA CONTEMPORANEIDADE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4316. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4316. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO