O CURRÍCULO NA ÁREA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA EM PORTUGAL

Autores

  • Angela Balca
  • Fernando Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4268

Resumo

O presente artigo debruça-se sobre a questão do currículo na área da língua portuguesa para a educação pré-escolar em Portugal. Os nossos objetivos são compreender que aceção de currículo é adotada e como é perspetivado o currículo, para a área da língua portuguesa. A nossa metodologia centra-se na análise de conteúdo de determinados documentos oficiais que enformam este currículo. As principais conclusões são: o currículo mostra-se bastante flexível e é construído em conjunto com diversos atores, como os profissionais para a infância, as crianças e as famílias; a aquisição e o desenvolvimento da língua portuguesa são encarados como algo transversal, contribuindo para um entendimento da língua como uma matriz de identidade e como uma questão de cidadania.

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Publicado

31-03-2017

Como Citar

BALCA, A.; AZEVEDO, F. O CURRÍCULO NA ÁREA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA EM PORTUGAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 139–154, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4268. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4268. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO