O CURRÍCULO NA ÁREA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA EM PORTUGAL

Angela Balca, Fernando Azevedo

Resumo


O presente artigo debruça-se sobre a questão do currículo na área da língua portuguesa para a educação pré-escolar em Portugal. Os nossos objetivos são compreender que aceção de currículo é adotada e como é perspetivado o currículo, para a área da língua portuguesa. A nossa metodologia centra-se na análise de conteúdo de determinados documentos oficiais que enformam este currículo. As principais conclusões são: o currículo mostra-se bastante flexível e é construído em conjunto com diversos atores, como os profissionais para a infância, as crianças e as famílias; a aquisição e o desenvolvimento da língua portuguesa são encarados como algo transversal, contribuindo para um entendimento da língua como uma matriz de identidade e como uma questão de cidadania.


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DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4268


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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