A LEITURA DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Ângela M. Katuta

Resumo


O presente texto trata da importância da leitura de mapas para  a geografia do ensino básico (fundamental  e média). Num primeiro momento, contextualizamos a relevância dos saberes  geográficos para o entendimento da realidade. Em  seguida , explicitamos os elementos necessários para a  realização da leitura do referido meio de comunicação e  finalmente,  exemplificamos, a partir da elaboração de algumas questões, como poderiamos provocar nossos estudantes a fim de que esses se tornem leitores e não  meros decodificadores de mapas. E importante salientar que  nossa reflexão é norteada pelo pressuposto de que a leitura  de mapas não deve ser um fim em si mesma, mas se constitui num poderoso aliado para o entendimento dos diferentes espaços  geográficos  e,  portanto,  da  realidade,  elemento fundamental para a constituição da autonomia  intelectual discente.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v8i8.426


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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