Discursos entre perspectivas e resistências em relação às estudantes travestis nas escolas

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4228

Palavras-chave:

Discurso, Educação, Diversidade, Sexualidade

Resumo

Este texto analisa enunciados de uma reportagem realizada em 2013 no Mato Grosso do Sul que enfatizaram a vivência de estudantes travestis nas escolas. Neste contexto, tem-se as discussões que envolvem reivindicações de estudantes voltadas para o uso do nome social, bem como para o uso do banheiro feminino. Como objetivo, torna-se oportuno apreender os conceitos e resistências expressos nos efeitos de sentido dos discursos produzidos. O recurso metodológico da arqueologia foucaultiana somado ao escopo dos estudos culturais possibilita que se foque em enunciados que atuam como resistências para a promoção do respeito à diversidade sexual em ambiente escolar. As estratégias de análise oportunizaram reflexões conclusivas que visam assegurar o direito à qualidade do atendimento que oportunize a legitimação da diversidade sexual nas escolas, partindo do reconhecimento do modo como estes sujeitos significam e qualificam em si o gênero feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor das Faculdades Integradas de Três Lagoas/Ms -AEMS. Atua como Coordenador do CRAS na Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual - NUDISEX da UEM

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Pós Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Downloads

Publicado

14-04-2017

Como Citar

SILVA, F. G. O. da; MAIO, E. R. Discursos entre perspectivas e resistências em relação às estudantes travestis nas escolas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 147–166, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4228. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4228. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.