USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DIDÁTICOS-EXPERIMENTAIS PELOS FUTUROS PROFESSORES

Moacir Pereira de Souza Filho, Agda Eunice de Souza Albas, Gustavo Bizarria Gibin

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em um curso de extensão que integra a educação em Ciências (atividades experimentais) e a mídia (produção de videoaulas). A metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva que investigou as concepções dos futuros professores de Física e de Química sobre as potencialidades da produção de uma videoaula para alunos e professores. Os resultados mostraram que a videoaula constitui em uma nova abordagem de ensino (metodologia ativa), que toca os sentidos (motiva), que propicia a aprendizagem de conceitos (pela linguagem), a desenvoltura dos participantes diante das câmeras e promove a democratização do conhecimento (internet).

Palavras-chave


Mídias. Ensino de Ciências. Formação de Professores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4149


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com