USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DIDÁTICOS-EXPERIMENTAIS PELOS FUTUROS PROFESSORES

Autores

  • Moacir Pereira de Souza Filho Universidade Estadual Paulista - Unesp - Presidente Prudente
  • Agda Eunice de Souza Albas Universidade Estadual Paulista - Unesp - Presidente Prudente
  • Gustavo Bizarria Gibin Universidade Estadual Paulista - Unesp - Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4149

Palavras-chave:

Mídias. Ensino de Ciências. Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em um curso de extensão que integra a educação em Ciências (atividades experimentais) e a mídia (produção de videoaulas). A metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva que investigou as concepções dos futuros professores de Física e de Química sobre as potencialidades da produção de uma videoaula para alunos e professores. Os resultados mostraram que a videoaula constitui em uma nova abordagem de ensino (metodologia ativa), que toca os sentidos (motiva), que propicia a aprendizagem de conceitos (pela linguagem), a desenvoltura dos participantes diante das câmeras e promove a democratização do conhecimento (internet).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Pereira de Souza Filho, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Presidente Prudente

Possui graduação em Licenciatura em Física (2001) e Tecnologia dos Sistemas Elétricos - Modalidade Eletrônica (1987); Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FC/Unesp/Bauru. É Professor Assistente Doutor do Departamento Física e docente credenciado no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (FCT/Unesp/Presidente Prudente). Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (FC/Unesp/Bauru). Têm experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência, Processo de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores.

Agda Eunice de Souza Albas, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Presidente Prudente

Possui Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente ocupa o cargo de Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciência e Tecnologia, na Universidade Estadual Paulista, em Presidente Prudente, SP. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e em pesquisas com Materiais Cerâmicos.

Gustavo Bizarria Gibin, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Presidente Prudente

Possui graduação em Licenciatura em Química (2006); Mestrado em Química (2009) e Doutorado em Ciências (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos. É Professor Assistente Doutor do Departamento de Química e Bioquímica (FCT/Unesp/Presidente Prudente). Têm experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação didática, abordagem experimental investigativa, análise e produção de materiais didáticos e investigações sobre modelos mentais.

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

SOUZA FILHO, M. P. de; ALBAS, A. E. de S.; GIBIN, G. B. USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DIDÁTICOS-EXPERIMENTAIS PELOS FUTUROS PROFESSORES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.4149. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4149. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO