O REFLEXO DO PEC-FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NOS ALUNOS VINCULADOS AO PÓLO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Maria Raquel Miotto Morelatti, Monica Fürkotter, Yoshie Ussami Ferrari Leite

Resumo


O PEC-Formação Universitária foi um Programa Especial de Formação de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, que utilizou mídias interativas e que proporcionou, a docentes efetivos da rede estadual paulista, formação em nível superior. Este trabalho apresenta  resultados de uma pesquisa que identificou o perfil dos professores-alunos, vinculados ao Pólo de Presidente Prudente, e analisou o reflexo do PEC no seu desenvolvimento profissional. Os dados foram coletados através de um primeiro questionário aplicado aos 473 professores-alunos, e um segundo, junto a 10 alunos  de cada uma das 11 turmas vinculadas a este Pólo, e também, através da análise das Memórias elaboradas. Foi possível concluir que o PEC provocou mudanças importantes no professor, como pessoa e como profissional. Possibilitou-lhe rever posturas e atitudes, em sala de aula, mudar suas concepções pedagógicas, perceber a necessidade de ser mais reflexivo e estar em permanente  atualização para aperfeiçoar o processo educativo.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.401


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com