A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PSICOLOGIA HISTÓRICA CULTURAL: possibilidades e desafios

Flávia G. da Silva

Resumo


A necessidade de compreender o indivíduo em sua totalidade, histórico e socialmente constituído, rompendo com a dicotomia corpo/mente, tal como a psicologia histórico-cultural defende, é importante para a formação de professores de qualquer componente curricular da educação formal. Na educação física, cujo objeto é a cultura corporal, essa compreensão é fundamental, pois o licenciado atuará na escola, como professor e profissional da saúde, usando dessa interface de áreas como conteúdo e meio pedagógico. As categorias atividade e consciência são pressupostos importantes da psicologia histórico cultural que possibilitam ao professor de educação física planejar e executar suas aulas considerando as peculiaridades do desenvolvimento do aluno, tendo a cultura corporal como um dos conteúdos que promovam a (trans)formação do indivíduo para uma sociedade mais humana. O objetivo desse texto é apontar possíveis contribuições da psicologia histórico cultural para a educação física escolar.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.4009


Palavras-chave


Escola. Educação Física. Consciência. Atividade

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.4009


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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