DA CONSTATAÇÃO À INTERVENÇÃO: O ENSINO DA GINÁSTICA NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Marilene Cesário Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Maria Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Katia Simone Martins Mortari Universidade Estadual de Londrina
  • Tony Honorato

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3992

Palavras-chave:

Ginástica, Saberes, Educação Física, Formação de Professores, Escola.

Resumo

A Educação Física Escolar promove a experimentação, a vivência, a compreensão e a apropriação das manifestações da motricidade humana, entre elas, a Ginástica. Constatamos, por meio das publicações científicas e das experiências docentes em diferentes níveis de ensino, que o conteúdo, a Ginástica, na maioria das vezes, não é ensinado na escola. Inferimos que isso ocorre também em razão de limites de fundamentação teórico-metodológica e de organização desses conteúdos. Assim, propomos aqui apresentar resultados do projeto A organização do conhecimento da Ginástica na escola. A orientação metodológica recaiu sobre a pesquisa-ação, o que nos possibilitou a constatação da realidade, a intervenção pedagógica e a seleção de conteúdos. Como desfecho, temos uma relação dinâmica e complexa entre teoria dos discursos acadêmicos de formação de professores e a prática real da sala de aula.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3992

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Cesário, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela UFSCAR, Mestre em Educação pela UFPE e Licenciada em Educação Física pela UEL. Professora do Departamento de Estudos do Movimento Humano da Universidade Estadual de Londrina.

Ana Maria Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Doutara em Ciências do Esporte pela Universidade Beira do Interior (Portugal), Mestre em Educação pela UNIMEP e Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física Norte do Paraná. Professora do Departamento de Estudos do Movimento Humano da Universidade Estadual de Londrina.

Katia Simone Martins Mortari, Universidade Estadual de Londrina

Doutara em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa, Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física Norte do Paraná. Professora do Departamento de Estudos do Movimento Humano da Universidade Estadual de Londrina.

Tony Honorato

Pós-doutor em Educação pela FFC/UNESP, Doutor em Educação pela FCL/UNESP e Mestre em Educação pela UNIMEP. Licenciado em Educação Física pela FCT/UNESP. Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

10-05-2016

Como Citar

CESÁRIO, M.; PEREIRA, A. M.; MORTARI, K. S. M.; HONORATO, T. DA CONSTATAÇÃO À INTERVENÇÃO: O ENSINO DA GINÁSTICA NO ÂMBITO ESCOLAR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 67–86, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3992. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3992. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê