A UTILIZAÇÃO DO JORNAL EM SALA DE AULA

Ana Cristina Teodoro da Silva

Resumo


O objetivo deste texto é favorecer o olhar subversivo para o jornal e estimular o uso da imprensa, em sala de aula, como fonte de pesquisa. Para isso, é questionada a confecção da grande imprensa em algumas partes fundamentais: o trabalho do jornalista, do editor, a diagramação, a distribuição e o que se considera notícia. Entende-se que o professor deve tratar o jornal como fonte para ser analisada, não incorporada. É necessário questioná-lo, saber como é feito. Desejam-se leitores que dialoguem com os textos de forma crítica, o que retiraria a estabilidade de um dos pilares da credibilidade da grande imprensa: a de parecer portadora da verdade.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.399


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com