O ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS DE NOVO HAMBURGO/RS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

Janaina Andretta Dieder, Alexandre José Höher

Resumo


Essa investigação buscou verificar as possibilidades e limitações do ensino do atletismo nas aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal de Novo Hamburgo/RS. Caracterizou-se como um estudo quantitativo-qualitativo descritivo. Etapa quantitativa: 19 professores de EF responderam a um questionário. Etapa qualitativa elaborada por meio de análise de documentos e entrevistas semi estruturada com 3 professores e 27 alunos (grupo focal) em 3 escolas. Por meio de “Análise de conteúdo” obteve-se os seguintes resultados: 17 docentes trabalham o atletismo, apesar da falta/limitação do espaço físico (13), falta de materiais adequados (9), desinteresse dos professores (6), a cultura do próprio esporte (3), pouco conhecimento e vivência do modalidade (5). O conteúdo consta nos planos de estudos, apresentando limitações similares. Conclui-se que o atletismo é ensinado, mas que as escolas que possuem um projeto no contra turno escolar recebem mais investimento quando comparado às demais.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3961


Palavras-chave


Educação Física Escolar. Atletismo. Ensino.

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3961


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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