EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: ENSAIO SOBRE PODER E CONTROLE

Aliandra Cristina Mesomo

Resumo


Este texto pretende problematizar questões voltadas à educação no momento atual, procurando  refletir sobre as práticas educacionais institucionais a partir de situações de poder nelas verificadas. Para tanto, toma os estudos de Michel Foucault sobre a dominação dos corpos, tempos e espaços nas instituições (entre elas a escola) como referencial teórico elementar para a fundamentação das problematizações. A faixa etária escolar sobre a qual serão feitas as considerações e reflexões educacionais refere-se às crianças de 0 a 6 anos, ou seja, a Educação Infantil. No entanto, muitas das considerações podem ser estendidas e entendidas no contexto escolar mais amplo.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v10i11/12.392


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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