ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLV IMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA

Ricardo Eleutério dos Anjos, Rosiane de Fátima Ponce

Resumo


Com base nos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o presente artigo versa sobre a relação entre educação escolar e desenvolvimento do psiquismo na adolescência. Conceitua psiquismo humano como reflexo subjetivo da realidade objetiva, formado a partir de um sistema funcional complexo, constituído por funções psicológicas afetivo-cognitivas. Postula que a imagem subjetiva da realidade é organizada pelo pensamento por conceitos, que é a forma superior de pensamento conceitual que se torna possível apenas na adolescência. Tal forma de pensamento é apresentada dialeticamente como consequência e condição da apropriação das objetivações não cotidianas do gênero humano, como a arte, a filosofia e a ciência. Daí o artigo considerar o importante papel da educação escolar que, em sua especificidade, transmite de forma direta e intencional os conhecimentos clássicos aos alunos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3826


Palavras-chave


Educação escolar; Desenvolvimento psíquico; Adolescência

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3826


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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