ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO E SUICÍDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Nilson Berenchtein Netto, Terezinha Martins dos Santos Souza

Resumo


O objetivo desse artigo é discutir, desde a produção da Psicologia Histórico-Cultural as relações entre adolescência, suicídio e educação formal. Para tanto, os autores tomaram cada um desses fenômenos a partir de suas determinações históricas, sociais e culturais, relacionando-os e criticando as compreensões tradicionais e ideológicas. Abordam-se múltiplos aspectos da relação entre os fenômenos abordados, com o objetivo de subsidiar a análise crítica e a discussão aprofundada entre os/as trabalhadores/ as das instituições educacionais e os/as estudantes.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3825


Palavras-chave


Suicídio; Adolescência; Psicologia Histórico-Cultural; Educação; Escola

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3825


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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