ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA EQUIPE INTERPROFISSIONAL NA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Autores

  • Solange Aparecida Serrano
  • Tânia Fugita
  • Ivandra Carla Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3822

Palavras-chave:

Adolescente, Conflito com a Lei, Adolescente e menoridade

Resumo

Este artigo discute a atuação das profissionais autoras no atendimento de adolescentes em conflito com a Lei. Apresenta alguns aspectos sobre o trabalho da equipe interprofissional (Psicólogo e Assistente Social) no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e enfoca a atuação junto aos adolescentes e a suas famílias. Discute a questão considerando o cenário do atendimento e reflete sobre o fenômeno “menoridade”, considerando as situações de exclusão social em que vivem muitas famílias: o trabalhador precoce, o menino evadido da escola, a prostituição infanto-juvenil, a mendicância, o menino de rua, abandonado, carente, o que comete delitos, a família inserida em um contexto de negação de direitos e sem acesso a políticas públicas e sua vulnerabilidade e risco social. O adolescente é reconhecido como um sujeito que se desenvolve a partir de determinadas circunstâncias singulares e históricas, considerando o contexto econômico, social e cultural, visto que a abordagem para compreendê-lo deve considerar as intensas mudanças físicas, biológicas e psicológicas, relativas a seus grupos de pertencimento, seu meio social e seu trânsito no mundo da cultura, sobretudo em tempos de ausência de fronteiras geográficas e novas tecnologias de comunicação que constroem novos padrões de sociabilidade.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3822

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-09-2015

Como Citar

SERRANO, S. A.; FUGITA, T.; CARNEIRO, I. C. ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA EQUIPE INTERPROFISSIONAL NA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 1, p. 121–131, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i1.3822. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3822. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê