RELAÇÕES COM A ESCOLA E EXPECTATIVAS QUANTO AO FUTURO EM JOVENS BRASILEIROS

Cássia Ferraza Alves, Jana Gonçalves Zappe, Naiana Dapieve Patias, Débora Dalbosco Dell'Aglio

Resumo


Este trabalho teve o objetivo de analisar as percepções de jovens brasileiros sobre as relações com a escola, suas expectativas quanto ao futuro e ao desempenho escolar. Participaram 3.081 jovens de 11 a 24 anos, de diversas regiões do Brasil, que responderam a um questionário sobre fatores de risco e proteção. Os dados indicaram que os jovens possuem uma visão positiva da escola e de seus professores. Essas percepções são diferenciadas pela idade e pelo desempenho escolar, visto que os mais velhos e com melhor desempenho tendem a perceber de maneira mais positiva as relações com a escola. Esses aspectos também contribuem para suscitar diferenças nas expectativas quanto ao futuro dos jovens. Salienta-se a importância de considerar as percepções dos jovens sobre a escola, pois estas se relacionam com o desempenho acadêmico e com o desenvolvimento psicossocial em um sentido mais amplo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3818


Palavras-chave


Adolescentes; Escola; Desenvolvimento Humano; Expectativas futuras

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3818


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com