O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA: UMA PROPOSTA COM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Joice Ribeiro Machado da Silva Prefeitura Municipal de Marília
  • Renata Junqueira de Souza UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3783

Palavras-chave:

Ensino da Leitura. Estratégia de Leitura. Literatura Infantil

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar os resultados da tese defendida em 2014 no PPGE da UNESP – Presidente Prudente. O problema central da pesquisa consistiu em mostrar como um trabalho sistematizado sobre o ensino das estratégias de leitura contribuiu para o avanço na compreensão do texto literário. A metodologia utilizada constou de pesquisa teórica e pesquisa-ação, aplicada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Marília/SP em 2011, na qual atuei como professora da turma. Os resultados revelam que a incorporação adequada das estratégias de compreensão contribuiu para a formação do leitor estratégico. Dentre as sete estratégias ensinadas destacam-se as apropriadas pelas crianças: conhecimento prévio, conexões, inferências e questões ao texto. A pesquisa colaborou também com a ampliação do acervo literário das crianças e com o desenvolvimento do gosto pela leitura de literatura infantil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Ribeiro Machado da Silva, Prefeitura Municipal de Marília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é Assistente Técnica de Área da Secretaria Municipal da Educação de Marília. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura; estratégia de leitura; literatura infantil; formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Renata Junqueira de Souza, UNESP

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores.. Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Também é professora colaboradora no Programa de Pós graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

DA SILVA, J. R. M.; SOUZA, R. J. de. O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA: UMA PROPOSTA COM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 192–205, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3783. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3783. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.