O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POTENCIALIDADE DE TRÊS OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Juliana Dalbem Omodei Universidade Estadual Paulista - Unesp FCT
  • Renata Portela Rinaldi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3782

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Deficiência Intelectual. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este estudo objetivou analisar os Objetos de Aprendizagem para o trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com deficiência intelectual. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa do tipo intervenção e orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa. Participaram do estudo sete estudantes com deficiência intelectual. Os procedimentos de coleta de dados pautaram-se na pesquisa documental, catalogação de Objetos de Aprendizagem e planejamento, desenvolvimento e avaliação de um programa de intervenção. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os Objetos de Aprendizagem podem se constituir como uma importante ferramenta pedagógica capaz de estimular diversas habilidades cognitivas, devido à oportunidade de utilização dos sentidos sensoriais de forma simultânea, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e aptidões, estimulação da criatividade e interatividade, coordenação motora e raciocínio lógico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Dalbem Omodei, Universidade Estadual Paulista - Unesp FCT

Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Univale/Esap e Pós- Graduanda em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como tutora de disciplinas em cursos de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). É docente do curso de licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Presidente Venceslau -FAPREV/Uniesp. É membro do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API), onde desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase na Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento Educacional Especializado (AEE), Inclusão Social, Digital e Escolar, Deficiência Intelectual,Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e EaD.

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Professora Assistente Doutora - nível II, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP e atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Exerce a função de Coordenadora do Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ministrado pela UNESP/NEAD em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009). É líder do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior”, em parceria com Ana Luzia Videira Parisotto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formadores de professores, aprendizagem da docência, desenvolvimento profissional, estágio supervisionado, processos formativos na modalidade a distância e educação inclusiva

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e coordenadora acadêmica do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). É Livre-Docente em “Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva” pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Líder do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Atuou como Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) (2001). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Abordagem CCS, Educação Especial e Inclusiva e Educação a Distância

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

OMODEI, J. D.; RINALDI, R. P.; SCHLÜNZEN, E. T. M. O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POTENCIALIDADE DE TRÊS OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 206–230, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3782. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3782. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)