O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POTENCIALIDADE DE TRÊS OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Juliana Dalbem Omodei, Renata Portela Rinaldi, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen

Resumo


Este estudo objetivou analisar os Objetos de Aprendizagem para o trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com deficiência intelectual. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa do tipo intervenção e orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa. Participaram do estudo sete estudantes com deficiência intelectual. Os procedimentos de coleta de dados pautaram-se na pesquisa documental, catalogação de Objetos de Aprendizagem e planejamento, desenvolvimento e avaliação de um programa de intervenção. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os Objetos de Aprendizagem podem se constituir como uma importante ferramenta pedagógica capaz de estimular diversas habilidades cognitivas, devido à oportunidade de utilização dos sentidos sensoriais de forma simultânea, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e aptidões, estimulação da criatividade e interatividade, coordenação motora e raciocínio lógico. 

Palavras-chave


Objetos de Aprendizagem; Deficiência Intelectual. Práticas Pedagógicas.

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3782


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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