ENCENANDO A LEITURA: A LEITURA, O LEITOR E A BIBLIOTECA CONSTRUÍDOS NUMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA VEICULADA NO JORNAL

Lílian Lopes Martin da Silva, Norma Sandra de Almeida Ferreira

Resumo


 Elegeu-se para estudo o material relativo à recente campanha de venda de livros do Jornal Folha de São Paulo – Biblioteca Folha. Considerou-se que a mídia, de modo geral pode ser pensada como uma importante instância educativa já que a educação não se restringe à educação escolar. Considerou-se ainda que a Campanha fez circular junto à população um repertório de imagens, valores e conceitos para a Leitura. Foi nosso objetivo: 1. penetrar e dialogar com  as argumentações trazidas pela Campanha em torno da atividade de leitura, identificando as formas como a leitura, o livro, a biblioteca, a literatura e o leitor  “apareceram” imaginadas, representados, sugeridas no material coletado; 2. registrar e analisar a maneira pela qual se constituiu a Campanha, enquanto estratégia editorial para o aumento de leitores do jornal.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.378


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com