A REFLEXÃO COMO RESULTADO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Claudio Zarate Sanavria IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Raquel Miotto Morelatti FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.3778

Palavras-chave:

Formação de professores de matemática, Grupos colaborativos, Prática reflexiva, Web 2.0

Resumo

O presente artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar como uma formação continuada com enfoque colaborativo poderia contribuir para que professores de Matemática conhecessem e fizessem uso reflexivo dos recursos da Web 2.0 na prática pedagógica. Dentro de uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa, buscamos por meio da Pesquisa-Ação, propor e desenvolver um processo formativo no qual fosse priorizada a colaboração como elemento motivador para novas práticas com as tecnologias. Os resultados apontam para um olhar diferenciado do professor para suas práticas, apresentando elementos que denotaram que o processo vivido contribuiu para a reflexão-na-ação e reflexão-sobre-a-ação a partir do uso das tecnologias, em um nível inicial que tende a consolidar-se com o tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Zarate Sanavria, IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

É bacharel em Análise de Sistemas e especialista em Engenharia de Websites pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pedagogo pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Atua como professor e pesquisador em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Nova Andradina, onde também coordena o NIPETI (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação). Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, abordando principalmente os seguintes temas: Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Educação Matemática e Engenharia de Software.

Maria Raquel Miotto Morelatti, FCT/UNESP

Maria Raquel Miotto Morelatti é doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP (2001) e mestre em Matemática pela UFSCar (1992). É professora assistente doutora junto ao Departamento de Matemática e Computação (DMC) e atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), UNESP, Campus de Presidente Prudente. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática no período 2006-2010 e chefe do Departamento de Matemática e Computação (DMC) no período 2012-2014. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FCT/Unesp, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, orientando trabalhos na temática ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática e novas tecnologias educacionais. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores" desde 2002.

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

SANAVRIA, C. Z.; MORELATTI, M. R. M. A REFLEXÃO COMO RESULTADO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 226–246, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.3778. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3778. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses