A REFLEXÃO COMO RESULTADO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Claudio Zarate Sanavria, Maria Raquel Miotto Morelatti

Resumo


O presente artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar como uma formação continuada com enfoque colaborativo poderia contribuir para que professores de Matemática conhecessem e fizessem uso reflexivo dos recursos da Web 2.0 na prática pedagógica. Dentro de uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa, buscamos por meio da Pesquisa-Ação, propor e desenvolver um processo formativo no qual fosse priorizada a colaboração como elemento motivador para novas práticas com as tecnologias. Os resultados apontam para um olhar diferenciado do professor para suas práticas, apresentando elementos que denotaram que o processo vivido contribuiu para a reflexão-na-ação e reflexão-sobre-a-ação a partir do uso das tecnologias, em um nível inicial que tende a consolidar-se com o tempo.

Palavras-chave


Formação de professores de matemática; Grupos colaborativos; Prática reflexiva; Web 2.0

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.3778


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com