BULLYING NA TV: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E REPERCUSSÕES NA ESCOLA

Autores

  • Luana Santos Nogueira Universidade Estadual Paulista
  • Maria Suzana De Stéfano Menin Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3773

Palavras-chave:

Bullying. Mídia televisiva. Adolescentes. Mediações

Resumo

RESUMO: Nesse artigo investigamos as percepções de adolescentes sobre programações televisivas que abordem o bullying e suas concepções sobre o tema. Para tanto, realizamos um levantamento teórico sobre bullying e mídia e aplicamos questionários a alunos de 6º ao 9º ano, de duas escolas públicas e duas particulares, no município de Presidente Prudente/ SP. Fizemos, ainda, grupos focais para compreender a visão dos estudantes sobre práticas de prevenção e contenção do bullying realizadas nas escolas e verificar, a partir dessas falas, se as mesmas tinham relação com casos exibidos na mídia. De modo geral, os participantes da pesquisa reconhecem que o bullying é abordado na escola e fazem relações com casos exibidos na TV; entretanto, para eles, essa abordagem não surte efeito na prevenção ou contenção. Para combater o bullying, entendemos ser necessário um trabalho contínuo de conscientização e (re)construção de valores, sendo a mídia-educação possibilidade para promover tais reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Santos Nogueira, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia/ Unesp. Pós Graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera. Pós-Graduada em Semiótica pela Unoeste. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Unoeste. 

Maria Suzana De Stéfano Menin, Universidade Estadual Paulista

Formação em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista Objetivo (1977), Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1985 e 1992) e Pós-Doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1996 e 2004). Professora Titular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, e pesquisadora visitante na Fundação Carlos Chagas, SP.

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

NOGUEIRA, L. S.; MENIN, M. S. D. S. BULLYING NA TV: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E REPERCUSSÕES NA ESCOLA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 152–171, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3773. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3773. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)