Formação e desenvolvimento pessoal e profissional de jovens universitários: resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica

Autores

  • Patrícia Wazlawick Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.3769

Palavras-chave:

Curso de Formação Profissional, Pedagogia ontopsicológica, Ontopsicologia.

Resumo

Investigou-se como a pedagogia ontopsicológica contribui para formação pessoal/profissional de jovens universitários. Participaram da pesquisa 49 estudantes de Administração, Sistemas de Informação e Direito. Pesquisa exploratória/empírica, abordagem quantitativo-qualitativa, com estudo de caso. Aplicaram-se três testes quantitativos em dois momentos: ao ingresso na graduação e após nove meses: Inventário dos Cinco Grande Fatores de Personalidade; Escala da Existência de Längle; Teste Forma Mentis. Foi aplicado questionário qualitativo para conhecer os significados/sentidos dos sujeitos que obtiveram maior resultado de significância estatística nas aplicações. Realizaram-se análises estatísticas e de conteúdo. Conclui-se que a pedagogia ontopsicológica contribui com resultados no aspecto psicológico dos jovens, pois a dinâmica de desenvolvimento da personalidade durante o período estudado existe e auxilia no desenvolvimento sadio pessoal, existencial e profissional dos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Wazlawick, Faculdade Antonio Meneghetti

Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Psicologia (UFPR), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint Petersburg State University-Rússia, Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF), Graduada em Musicoterapia (FAP-PR). Professora universitária, pesquisadora, Coordenadora de curso de Graduação na Faculdade Antonio Meneghetti.

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

WAZLAWICK, P. Formação e desenvolvimento pessoal e profissional de jovens universitários: resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.3769. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3769. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO