Formação e desenvolvimento pessoal e profissional de jovens universitários: resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica

Patrícia Wazlawick

Resumo


Investigou-se como a pedagogia ontopsicológica contribui para formação pessoal/profissional de jovens universitários. Participaram da pesquisa 49 estudantes de Administração, Sistemas de Informação e Direito. Pesquisa exploratória/empírica, abordagem quantitativo-qualitativa, com estudo de caso. Aplicaram-se três testes quantitativos em dois momentos: ao ingresso na graduação e após nove meses: Inventário dos Cinco Grande Fatores de Personalidade; Escala da Existência de Längle; Teste Forma Mentis. Foi aplicado questionário qualitativo para conhecer os significados/sentidos dos sujeitos que obtiveram maior resultado de significância estatística nas aplicações. Realizaram-se análises estatísticas e de conteúdo. Conclui-se que a pedagogia ontopsicológica contribui com resultados no aspecto psicológico dos jovens, pois a dinâmica de desenvolvimento da personalidade durante o período estudado existe e auxilia no desenvolvimento sadio pessoal, existencial e profissional dos jovens.


Palavras-chave


Curso de Formação Profissional; Pedagogia ontopsicológica; Ontopsicologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.3769


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com