O LÚDICO, O ENSINO DE LÍNGUAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS

Gisele Domingos do Mar

Resumo


O objetivo principal desta pesquisa é o levantamento de alguns jogos pedagógicos que, ligados aos temas transversais, contribuam para a efetividade do processo de ensino e aprendizagem de língua seja materna, seja estrangeira. No primeiro caso, eles assumem papel de integração social e facilitam o aprendizado. No segundo, facilitam a aprendizagem ao diminuírem o nível de tensão provocado pelo contato com um novo objeto de aprendizagem, ao tomarem, à semelhança do que ocorre na aquisição da língua materna, concomitantemente, o aluno individual e coletivamente. Professores de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Espanhol e de Francês, para alunos do 4º ano do Curso de Letras da UNESP de Assis, discutimos com os futuros alunos a importância da inclusão do jogo nos projetos de minicurso como facilitador do processo de ensino e aprendizagem de línguas.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.375


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com