LITERATURA NA INFÂNCIA: A CRIANÇA, O LIVRO E CAPACIDADE DE LER

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto

Resumo


Trata-se de texto base de uma apresentação oral em mesa redonda intitulada “Crianças e jovens, leitores literários” durante o Congresso Internacional de Leitura Infantil e Juvenil: celebrando a leitura, em sua quarta edição(2015), fruto de 20 anos do CELLIJ – Unesp – Presidente Prudente. Nele são discutidas questões relacionadas à educação literária na Infância e a constituição do estatuto leitor, mediante um acesso adequadamente mediado ao livro, articulado às regularidades do desenvolvimento infantil. O debate tematiza a conjugação entre as palavras eleitas para expressar o título: literatura, capacidade de ler, livro e criança.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3745


Palavras-chave


Educação literária; O ensino do ato de ler; Primeira infância e idade pré-escolar; Formação de crianças leitoras

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3745


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com