A RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O COTIDIANO ESCOLAR

Andressa Florcena Gama da Costa, Maria Raquel Miotto Morelatti

Resumo


O objetivo de nossa pesquisa esteve em analisar o tema da avaliação escolar em Matemática, no intuito de compreender como as discussões teóricas têm influenciado a prática do professor dos anos iniciais. Os trabalhos publicados em eventos como ANPED; ENEM; SIPEM e em pesquisas de mestrado e doutorado no portal da CAPES, entre os anos de 2000 à 2012 revelam que menos de 1% do total de trabalhos discutiam o tema. Identificamos três grupos de pesquisa que respondem por boa parte dos trabalhos encontrados no levantamento. Por meio da análise dos trabalhos destes grupos, desvendamos o referencial teórico que os mesmos utilizam para realizar suas investigações. O confronto entre a produção teórica e o cotidiano escolar ocorreu em acompanhamento à professoras do 5º ano, que estruturam sua prática de ensino para atingir as habilidades e competências das avaliações externas e livros didáticos. Apontamos a necessidade de equilibrar tais influências com as recomendações atuais para ensino de matemática.

Palavras-chave


Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem. Prática de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.3742


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com