O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E LIMITAÇÕES DA FORMAÇÃO

Autores

  • Cícero Eduardo Souza Cândido Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Elisângela Ferreira Floro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3722

Palavras-chave:

Pedagogos, Educação Física, Formação Profissional

Resumo

Esta pesquisa fez um estudo dos nove cursos de Pedagogia em funcionamento no Triângulo CRAJUBAR, localidade situada na Região do Cariri Cearense, com o objetivo de analisar o processo de formação dos pedagogos, visto que a Lei n. 11.274/2009 responsabilizou o professor de referência das séries iniciais do Ensino Fundamental I, em geral, um pedagogo por ministrar as aulas de Educação Física. Por isto, propusemo-nos investigar em que aspectos a matriz curricular e as ementas das disciplinas que se referem à Educação Física permitem ao Pedagogo planejar, avaliar e desenvolver aulas de Educação Física que favoreçam o desenvolvimento corpóreo/cognitivo dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo, cuja análise se fundamentou na teoria crítico superadora. Os dados coletados foram organizados em categorias, por meio das quais pudemos constatar a ênfase na recreação, em detrimento de uma experiência corporal intergral, ampla e cultural.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3722

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Eduardo Souza Cândido, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Acadêmico do curso de Educação Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Bolsista do PIBID, atuando em vários níveis da educação básica, Bolsista do PROEP, atuando como extencionista na área da saúde e educação.

Elisângela Ferreira Floro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Doutoranda em Educação pela UNESP-Marília

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

CÂNDIDO, C. E. S.; FLORO, E. F. O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E LIMITAÇÕES DA FORMAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 368–385, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3722. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3722. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.