O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E LIMITAÇÕES DA FORMAÇÃO

Cícero Eduardo Souza Cândido, Elisângela Ferreira Floro

Resumo


Esta pesquisa fez um estudo dos nove cursos de Pedagogia em funcionamento no Triângulo CRAJUBAR, localidade situada na Região do Cariri Cearense, com o objetivo de analisar o processo de formação dos pedagogos, visto que a Lei n. 11.274/2009 responsabilizou o professor de referência das séries iniciais do Ensino Fundamental I, em geral, um pedagogo por ministrar as aulas de Educação Física. Por isto, propusemo-nos investigar em que aspectos a matriz curricular e as ementas das disciplinas que se referem à Educação Física permitem ao Pedagogo planejar, avaliar e desenvolver aulas de Educação Física que favoreçam o desenvolvimento corpóreo/cognitivo dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo, cuja análise se fundamentou na teoria crítico superadora. Os dados coletados foram organizados em categorias, por meio das quais pudemos constatar a ênfase na recreação, em detrimento de uma experiência corporal intergral, ampla e cultural.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3722


Palavras-chave


Pedagogos; Educação Física; Formação Profissional

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3722


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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