IDENTIFICAÇÃO, RECONHECIMENTO E COMPREENSÃO EM MANUAIS DAS DÉCADAS DE 50 E 60 DO SÉCULO XX

Autores

  • Dagoberto Buim Arena

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.372

Resumo

O artigo estuda dois livros didáticos para crianças - Brasil Unido, editado em 1955, e Aventuras de Pedrinho, editado em 1961, sob o ponto de vista de sua organização para o ensino da leitura. Toma como referência os estudos teóricos de Mikhail Bakhtin, Frank Smith e Jean Foucambert, especificamente os que analisam os conceitos de reconhecimento, identificação e compreensão. Essas análises têm o objetivo de verificar se havia orientações para o aluno, ou para o professor, a respeito dos modos de ler. Foram analisadas três lições de cada livro e as questões correspondentes. As conclusões indicaram que o primeiro livro citado não se preocupava com as orientações, mas o segundo, apesar de sugerir ações de reconhecimento e identificação, também se preocupava com a compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-07-2011

Como Citar

ARENA, D. B. IDENTIFICAÇÃO, RECONHECIMENTO E COMPREENSÃO EM MANUAIS DAS DÉCADAS DE 50 E 60 DO SÉCULO XX. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 13, n. 14, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v13i14.372. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/372. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)