FORMAÇÃO DOCENTE E LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Maura Tavares dos Anjos Universidade Estadual do Ceará
  • Hamilton Perninck Vieira Secretaria de Educação de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3717

Palavras-chave:

Formação de professores, Literatura infantil, Formação de leitores

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir o processo de formação de professores para o trabalho com a literatura infantil visando à formação de leitores na educação infantil. Para tanto, discutimos a formação de professores à luz das ideias de Imbernón (2010) e Nóvoa (1997); e no que concerne ao conceito de literatura infantil nos ancoramos em Colomer (2003); Coelho (2000); Cavalcanti (2002); Amarilha (1997); e Zilberman (2003). O estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual se insere o estudo de caso único, conforme proposto por Yin (2010), tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A investigação revelou que é preciso maior ênfase nos processos formativos voltados a literatura infantil na esteira da reflexividade. Além disso, o “faz de conta” na literatura infantil é um dos elementos importantes para o desenvolvimento integral da criança.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3717

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maura Tavares dos Anjos, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e em Psicologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão; Especializações em psicopedagogia clínica e institucional e em gestão escolar. Mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora alfabetizadora da Prefeitura Municipal de Itapiúna, e professora do Instituto de Educação e Cultura Ceará Centro - INDUCENTRO, lecionando nos cursos de pedagogia, e Pós-Graduação Latu-senso em Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento infantil, Formação de professores, Educação especial na perspectiva inclusiva, alfabetização, brincar, educação infantil, proposta curricular e literatura infantil. Autora de obras literárias da Coleção Prosa e Poesia do Programa Alfabetização na Idade Certa do Governo do Estado do Ceará e da coleção De casa para a escola, do projeto Semeando valores na escola e na família.Atualmente participa de pesquisa que investiga como docentes da Educação Básica que participam do PIBID se desenvolvem, iniciativa em rede (UECE, UFOP-MG e UNIFESP/SP) apoiada pelo Edital CAPES 2012 -OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO.

Hamilton Perninck Vieira, Secretaria de Educação de Fortaleza

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricu Sensu da Universidade Estadual do Ceará (2015), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (2010), licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação para Magistério dos anos inciais do Ensino Fundamental e Administração escolar pela Universidade Guarulhos (2008) e Bacharel em Teologia pelo Seminário Vale da Bênção com concentração em Ministério (2003). Atualmente é professor pedagogo da Prefeitura Municipal de Fortaleza/Ce e membro do Observatório da Educação da Universidade Estadual do Ceará. Possui trabalhos nos seguintes temas: ensino superior - ensino fundamental - pedagogia freireana e educação - didática - formação de professores.

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

ANJOS, A. M. T. dos; VIEIRA, H. P. FORMAÇÃO DOCENTE E LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 303–322, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3717. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3717. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.