HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ELO ENTRE LITERATURA INFANTIL, PNBE E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Jussara Cristina Barboza Tortella, Adriana Batista de Souza Koide, Ana Paula Faria, Ceres Chiarotto Ribeiros

Resumo


O presente artigo discute acerca do trabalho com a literatura na Educação Infantil considerando a importante contribuição do PNBE neste processo, uma vez que este programa tem como objetivo formar e qualificar bibliotecas escolares. Trata-se de um estudo teórico sobre o PNBE e a literatura infantil, ilustrado com a narrativa de uma experiência do trabalho com a leitura na Educação Infantil. De tal forma, os objetivos deste artigo são: i) apresentar o PNBE e refletir sobre suas contribuições na escola; ii) relatar uma experiência de leitura na educação infantil; iii) mostrar que o trabalho com a literatura na educação infantil pode estar atrelado aos interesses das crianças e pode ser uma preciosa ferramenta na descoberta do mundo pelos pequenos. Compreendemos que intencionalidade e formação constituem-se aspectos fundamentais na construção de um trabalho que afeta significativamente os alunos, possibilitando o estabelecimento de uma relação frutuosa entre a criança e os livros.


Palavras-chave


Literatura Infantil; Programa Nacional Biblioteca da Escola; Educação Infantil; Prática Pedagógica; Formação de professores

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3715


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com