A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA LEITORA NA SUA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Mariângela Costa Shneider
  • Aline Diesel UNIVATES
  • Luciane Abreu
  • Silvana Neumann Martins
  • Jacqueline Silva da Silva Possui graduação em Pedagogia pela UNISC (1993), mestrado em Educação pela PUCRS (1997) e doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente é professora Titular do Centro Universitário UNIVATES onde também atua como professora permanente do Mestrado em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Processos de Ensinar e Aprender, Planejamento, Infância e Ludicidade.

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3711

Palavras-chave:

Professores-leitores. Práticas de incentivo à leitura. Ensino Fundamental.

Resumo

Promover o incentivo à leitura constitui-se um dos principais objetivos da Educação Básica, sobretudo nos Anos Iniciais. Esse enfoque na leitura leva a interrogações, tais como: professores leitores desenvolvem práticas educativas significativas para a formação de alunos leitores? Diante desse questionamento, pretende-se, neste artigo, relatar e refletir sobre momentos relevantes da trajetória de uma professora da Educação Básica que experimentou desde a infância possibilidades proporcionadas pelo livro e por outros meios de cultura e, em razão disso, tornou-se leitora. A investigação, de abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada com uma professora. O tratamento das informações seguiu as orientações da Análise Textual Discursiva. As abordagens permitiram concluir que essa professora, por cultivar o hábito da leitura desde muito cedo, desenvolve com seus alunos práticas educativas significativas para a formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariângela Costa Shneider

Mestre em Ensino pelo Centro Universitário Univates (2015), Bolsista PROSUP/CAPES com dedicação exclusiva (2013-2015), Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2013), Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Univates (2010). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Lajeado, setor Educação Infantil. Professora Concursada no município de Lajeado/RS. Professora Visitante no curso de pós graduação: Pedagogia gestora, da faculdade Dom Bosco. Atua também como palestrante e oficineira representando o Núcleo de Assessorias Pedagógicas externas - APE, do Centro Universitário UNIVATES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atua também na formação de professores e gestores da Educação. Atualmente cursa disciplina: Diálogos sobre Infância e Educação Infantil, com a professora Dra Maria Carmen Silveira Barbosa, no PPGEdu da UFRGS.

Aline Diesel, UNIVATES

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates (2016). Graduada em Letras - habilitação Português/Inglês, na Univates (2014). Bolsista Prosup/Capes. Atuou como professora de Língua Portuguesa (5º, 6º e 7º anos) no Colégio Martin Luther (Estrela) e como professora de Língua Portuguesa e Inglesa no EJA (Arroio do Meio) Também atuou no Centro Universitário UNIVATES, como monitora de Língua Portuguesa no Uniapren - Laboratório Univates de Aprendizagem. Foi bolsista PIBID/Capes no período de setembro de 2010 a julho de 2014.

Luciane Abreu

pedagoga, especialista em Educação Infantil, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou em turmas de Educação Infantil e atualmente no 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara, em Lajeado. Já atuou como Coordenadora Pedagógica de escolas infantis deste município. Atuou na rede Pública Estadual com turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental. Atuou como professora no Colégio Evangélico Alberto Torres em Lajeado no 1º Ano do Ensino Fundamental. Realiza palestras, oficinas e presta assessoria para cursos de formação de professores nos municípios da Região do Vale do Taquari, por meio da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e de grupos de estudos da mesma universidade. Em 2006, foi agraciada com o VII Prêmio Nacional - Arte na Escola Cidadã ? Educação Infantil e Séries Iniciais, concedido pelo Instituto Arte na Escola Cidadã pelo projeto de produção do audiovisual ?A Invasão dos Ratos?. É autora da obra intitulada ?Cabruxa, a Bruxa Inventada?, livro infantil publicado com incentivo da lei Rouanet pelo Ministério da Cultura.

Silvana Neumann Martins

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português e Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987) , Especialização e Ensino de Literatura (2001) e Especialização em Gestão Universitária (2007), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação, também pela PUC-RS (2010). Atualmente é docente permanente do Centro Universitário UNIVATES e, além disso, professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e do Mestrado em Ensino da mesma IES. Tem experiência docente, com ênfase em Metodologias Ativas de ensino e de aprendizagem, Empreendedorismo, Metodologia do Ensino Superior, Produção Textual e Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação empreendedora, empreendedorismo, metodologias ativas, leitura e produção textual e gestão no ensino.

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

COSTA SHNEIDER, M.; DIESEL, A.; ABREU, L.; NEUMANN MARTINS, S.; SILVA DA SILVA, J. A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA LEITORA NA SUA PRÁTICA DOCENTE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 116–133, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3711. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3711. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO