A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA LEITORA NA SUA PRÁTICA DOCENTE

Mariângela Costa Shneider, Aline Diesel, Luciane Abreu, Silvana Neumann Martins, Jacqueline Silva da Silva

Resumo


Promover o incentivo à leitura constitui-se um dos principais objetivos da Educação Básica, sobretudo nos Anos Iniciais. Esse enfoque na leitura leva a interrogações, tais como: professores leitores desenvolvem práticas educativas significativas para a formação de alunos leitores? Diante desse questionamento, pretende-se, neste artigo, relatar e refletir sobre momentos relevantes da trajetória de uma professora da Educação Básica que experimentou desde a infância possibilidades proporcionadas pelo livro e por outros meios de cultura e, em razão disso, tornou-se leitora. A investigação, de abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada com uma professora. O tratamento das informações seguiu as orientações da Análise Textual Discursiva. As abordagens permitiram concluir que essa professora, por cultivar o hábito da leitura desde muito cedo, desenvolve com seus alunos práticas educativas significativas para a formação de leitores.

Palavras-chave


Professores-leitores. Práticas de incentivo à leitura. Ensino Fundamental.

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3711


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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