CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO: “TECENDO” PRÁTICAS EM UMA COMUNIDADE DE LEITORES

Priscila da Conceição Viégas

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar a formação de leitores a partir do desenvolvimento de um Clube da leitura, a fim de apresentar os fundamentos do letramento literário a uma comunidade de leitores, as práticas leitoras como incentivo à leitura em grupo, as formações metodológica e docente e, ainda, quanto à apropriação e à produção de sentido da leitura literária com a utilização do sistema literário digital conhecido como fandom. Trata-se, portanto, de uma investigação que envolve as pesquisas bibliográfica, de campo e analítico-qualitativa, em que as informações apresentadas neste artigo constituem a consideração de algumas categorias teóricas. Conta-se com instrumentos de pesquisa, que se encontram em fase de análise, são eles: questionários inicial e final, diários de campo e de leitura. A priori, os resultados obtidos demonstram a pouca familiaridade de alunos e professores com a metodologia utilizada – o fandom – e que a leitura compartilhada vem perdendo espaço na escola.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3709


Palavras-chave


Letramento literário. Práticas leitoras. Fandom.

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3709


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com