LETRAMENTO LITERÁRIO E PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva UFG

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3705

Palavras-chave:

Ensino da leitura, Literatura infantil, Mediação pedagógica

Resumo

O presente trabalho pretende discutir sobre leitura, letramento literário e literatura infantil além de sugerir práticas estratégicas de leitura para crianças e bebês. Assim, sua questão central é “como realizar práticas de leitura desde a educação infantil?”. Partimos de uma pesquisa bibliográfica acerca da leitura e da literatura na primeira infância, passando pela compreensão do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Por último, sugerimos práticas estratégicas de leitura na educação infantil a partir de dois títulos do PNBE / MEC. As práticas leitoras estão alicerçadas nas obras: Pedrinho, cadê você?, de Sônia Junqueira; e Lino, de André Neves. A leitura do artigo permite a reflexão a respeito das possibilidades de se contribuir na formação de crianças leitoras e indica aprofundamento teórico no qual a leitura precisa ser ensinada e não apenas ofertada sem intervenção, mediação e diálogo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3705

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva, UFG

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT (Cuiabá). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás – UFG (Jataí). E-mail: keniaaquino@gmail.com

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

AQUINO MODESTO SILVA, K. A. de. LETRAMENTO LITERÁRIO E PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 207–225, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3705. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3705. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO