LETRAMENTO LITERÁRIO E PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva

Resumo


O presente trabalho pretende discutir sobre leitura, letramento literário e literatura infantil além de sugerir práticas estratégicas de leitura para crianças e bebês. Assim, sua questão central é “como realizar práticas de leitura desde a educação infantil?”. Partimos de uma pesquisa bibliográfica acerca da leitura e da literatura na primeira infância, passando pela compreensão do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Por último, sugerimos práticas estratégicas de leitura na educação infantil a partir de dois títulos do PNBE / MEC. As práticas leitoras estão alicerçadas nas obras: Pedrinho, cadê você?, de Sônia Junqueira; e Lino, de André Neves. A leitura do artigo permite a reflexão a respeito das possibilidades de se contribuir na formação de crianças leitoras e indica aprofundamento teórico no qual a leitura precisa ser ensinada e não apenas ofertada sem intervenção, mediação e diálogo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3705


Palavras-chave


Ensino da leitura; Literatura infantil; Mediação pedagógica

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3705


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com