COMPREENDER O PASSADO PARA REPENSAR O PRESENTE: A LITERATURA INFANTIL NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Fernando Rodrigues de Oliveira Faculdades FACCAT

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3703

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Ensino, Formação de professores, História da Educação

Resumo

Com os objetivos de compreender a história do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores e contribuir para o debate sobre as políticas e práticas atuais relacionadas a esse ensino, apresentam-se, mediante pesquisa histórica, aspectos de como foi prescrito o “ensina a ensinar” literatura infantil no estado de São Paulo, entre 1947 e 2003. A institucionalização desse ensino na formação de professores esteve diretamente relacionada à construção de um saber escolar, que encontrou sua sustentação teórica especialmente em conceitos da Psicologia, contribuindo diretamente para a formação de um conceito de literatura infantil ligado ao desenvolvimento psíquico infantil. Com a força de uma “tradição inventada”, esse ensino contribuiu para a construção de um modo específico de dar a conhecer a literatura infantil no Brasil e por subsidiar as relações de ensino referentes a esse gênero literário, ainda identificadas no presente.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3703

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Rodrigues de Oliveira, Faculdades FACCAT

Doutor e Mestre em Educação pela aculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília; Graduado em Pedagogia pela mesma institução; Graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista. Professor junto a Faculdade de Ciências e Contabilidade de Tupã. Autor e organizador de livros; autor de capítulos de livros e autor de artigos em revistas nacionais e internacionais. 

 

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

OLIVEIRA, F. R. de. COMPREENDER O PASSADO PARA REPENSAR O PRESENTE: A LITERATURA INFANTIL NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 283–302, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3703. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3703. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO