COMPREENDER O PASSADO PARA REPENSAR O PRESENTE: A LITERATURA INFANTIL NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Fernando Rodrigues de Oliveira

Resumo


Com os objetivos de compreender a história do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores e contribuir para o debate sobre as políticas e práticas atuais relacionadas a esse ensino, apresentam-se, mediante pesquisa histórica, aspectos de como foi prescrito o “ensina a ensinar” literatura infantil no estado de São Paulo, entre 1947 e 2003. A institucionalização desse ensino na formação de professores esteve diretamente relacionada à construção de um saber escolar, que encontrou sua sustentação teórica especialmente em conceitos da Psicologia, contribuindo diretamente para a formação de um conceito de literatura infantil ligado ao desenvolvimento psíquico infantil. Com a força de uma “tradição inventada”, esse ensino contribuiu para a construção de um modo específico de dar a conhecer a literatura infantil no Brasil e por subsidiar as relações de ensino referentes a esse gênero literário, ainda identificadas no presente.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3703


Palavras-chave


Literatura Infantil; Ensino; Formação de professores; História da Educação

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3703


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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