EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NA GRADUAÇÃO: EM FOCO A LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Heloisa Toshie Irie Saito Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3702

Palavras-chave:

Literatura infantil. Formação de professores. Educação infantil.

Resumo

Considerando as inúmeras e valorosas contribuições da literatura infantil para os processos de ensino e aprendizagem, ressaltadas por diversos autores, o objetivo deste trabalho é apresentar experiências que envolveram a literatura infantil, desenvolvidas em cursos de Pedagogia, as quais envolveram acadêmicos no estudo de produções científicas acerca do tema em questão, na seleção das obras de literatura infantil, na preparação dos materiais, na narração de histórias para crianças, bem como nas atividades planejadas posteriores a ela. Tais experiências revelaram grande motivação e envolvimento dos acadêmicos os quais compreenderam o relevante papel da literatura infantil na formação humana, destacando a grande contribuição do trabalho para a formação docente. Além disso, evidenciaram que tanto no universo acadêmico quanto no das instituições de educação infantil há a escassez de momentos de vivência, aprofundamento e experimentação da literatura infantil.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3702

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro Oeste

Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR; Doutora em educação pela USP.

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Guarapuava/PR; Doutora em educação pela USP.

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

MESOMO LIRA, A. C.; IRIE SAITO, H. T. EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NA GRADUAÇÃO: EM FOCO A LITERATURA INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 264–278, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3702. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3702. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)