A HORA DO CONTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
  • Elieuza Aparecida de Lima

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.370

Resumo

Esta é uma reflexão sobre a relevância do ato educativo intencional no ensino e no  aprendizado da leitura e da escrita na infância de três a dez anos. Entendemos que tais capacidades são apropriadas por cada sujeito no decorrer de sua vida, dadas as condições concretas de vida, de educação e de atividade. Isso suposto, foram realizados uma pesquisa-ação e um estudo de caso, nos quais a intervenção participativa e a observação foram os instrumentos de coleta dos dados e a  hora do conto aparece como atividade propulsora de aprendizagens significativas para o desenvolvimento cultural infantil, nos projetos que envolvem a leitura e a escrita. Depreendemos desses estudos que a criança pode se tornar um sujeito ativo no processo de apropriação das riquezas culturais quando o professor cria elos mediadores intencionais para suas aprendizagens e, nesse processo, a hora do conto é um recurso metodológico essencial para superação de dificuldades de aprendizagem e novas apropriações de conhecimentos.

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Publicado

04-07-2011

Como Citar

GIROTTO, C. G. G. S.; LIMA, E. A. de. A HORA DO CONTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 13, n. 14, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v13i14.370. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/370. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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