DO LETRAMENTO LITERÁRIO À FORMAÇÃO DO ALUNO-AUTOR

Autores

  • Raquel Lazzari Leite Barbosa Unesp
  • Anderson Ibsen Lopes de Souza IFCE

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3699

Palavras-chave:

Letramento, Autonomia, Literatura

Resumo

O presente artigo visa analisar como atividades didáticas envolvendo a literatura em sala de aula, numa perspectiva de letramento, podem levar o educando ao desenvolvimento de suas capacidades crítica e argumentativa, ou seja, podem contribuir com a formação de seres reflexivos, que apresentem indícios de autoria em suas atividades interlocutivas, que demonstrem autonomia quando do contato com a linguagem. Entendendo que as atividades de reflexão sobre textos literários têm o potencial de formar leitores com papel ativo na relação comunicativa, basear-nos-emos na teoria do letramento literário de Rildo Cosson (2007), buscando compreender como esse processo se dá entre jovens cujo contato com obras literárias fora do ambiente escolar é reduzido ou praticamente nulo, e entender como essa formação cultural influencia na construção textual a partir da organização sintática do código linguístico.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3699

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Unesp

Raquel Lazzari Leite Barbosa graduou-se em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Fez Mestrado e Doutorado em Educação, respectivamente, na PUC-SP e na Unicamp e fez Livre-docência em Didática pela UNESP. Atualmente é professora adjunto na Faculdade de Ciências e Letras-UNESP-Assis/SP e Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências -UNESP-Marília/SP. Coordena o Grupo de estudos e pesquisas sobre linguagem, ensino e narrativa de professores GEPLENP UNESP-Assis/SP, certificado pelo CNPq. Dedica-se ao ensino e pesquisa em Educação com ênfase em formação de professores,avaliação educacional e práticas de leitura.

Anderson Ibsen Lopes de Souza, IFCE

Professor de Língua Portuguesa e Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, doutorando em Educação pela Unesp de Marília, membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP)

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

BARBOSA, R. L. L.; SOUZA, A. I. L. de. DO LETRAMENTO LITERÁRIO À FORMAÇÃO DO ALUNO-AUTOR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 265–282, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3699. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3699. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.