EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS COM A LEITURA: NARRATIVAS EM VERSOS DA LITERATURA DE CORDEL

Autores

  • Cicera Sineide Dantas Rodrigues Universidade Regional do Cariri-URCA
  • Elisângela André da Silva Costa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB
  • Maria Socorro Lucena Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.3696

Palavras-chave:

Leitura. Estudantes. Literatura de Cordel.

Resumo

No presente estudo são apresentados resultados da pesquisa intitulada Formação de professores: A leitura na Aprendizagem da Profissão, abordando o processo de construção identitária dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Metodologicamente optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa, tomando como ponto de partida a compreensão acerca das diferentes perspectivas formativas que a leitura pode assumir na vida dos sujeitos. Os dados analisados neste texto foram levantados junto aos alunos investigados por ocasião de uma oficina de cordel que tinha como temática a leitura na educação básica e na universidade. Os resultados apontam que ainda subsiste nestas instituições uma lógica de que há uma leitura legítima, ideal, representada por uma cultura erudita e letrada, baseada exclusivamente na leitura da palavra escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri-URCA

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará. 

Elisângela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora e pesquisadora do Programa de Pós - Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza, Ceará. Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, com estágio na Universidade do Minho – Portugal.

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

RODRIGUES, C. S. D.; COSTA, E. A. da S.; LIMA, M. S. L. EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS COM A LEITURA: NARRATIVAS EM VERSOS DA LITERATURA DE CORDEL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.3696. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3696. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)