EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS COM A LEITURA: NARRATIVAS EM VERSOS DA LITERATURA DE CORDEL

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Elisângela André da Silva Costa, Maria Socorro Lucena Lima

Resumo


No presente estudo são apresentados resultados da pesquisa intitulada Formação de professores: A leitura na Aprendizagem da Profissão, abordando o processo de construção identitária dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Metodologicamente optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa, tomando como ponto de partida a compreensão acerca das diferentes perspectivas formativas que a leitura pode assumir na vida dos sujeitos. Os dados analisados neste texto foram levantados junto aos alunos investigados por ocasião de uma oficina de cordel que tinha como temática a leitura na educação básica e na universidade. Os resultados apontam que ainda subsiste nestas instituições uma lógica de que há uma leitura legítima, ideal, representada por uma cultura erudita e letrada, baseada exclusivamente na leitura da palavra escrita.


Palavras-chave


Leitura. Estudantes. Literatura de Cordel.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.3696


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com