A LITERATURA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Anderson Teixeira Rolim Unopar
  • Aline de Mello Sanfelici UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3681

Palavras-chave:

Conceito, Professores, Literatura

Resumo

O presente artigo expõe o conceito de literatura de professores de Língua Portuguesa e Literatura dos anos finais do Ensino Fundamental, interrogados por meio de questão discursiva em questionário. Procura compreender o valor da arte literária para os profissionais do ensino, através da comparação com os conceitos de literatura expressos pelos documentos da educação brasileira e com as perspectivas teóricas que caracterizam a formação acadêmica nos cursos de Letras. Conclui que, para os profissionais do ensino consultados, a arte literária tem valor fundamental na formação humana e é capaz de elevar-se sobre a linguagem cotidiana. Encerra afirmando o alinhamento dos conceitos apresentados como um facilitador para as iniciativas públicas para a formação de leitores no Brasil. Por fim, aponta para a necessidade de novas pesquisas que acordem as concepções e as práticas de docentes formadores de leitores.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3681

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Teixeira Rolim, Unopar

Anderson Teixeira Rolim possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Literatura Brasileira (UEL), Mestrado em Letras – Estudos Literários (UEL) e Doutorado em Letras – Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR) e docente da Licenciatura em Letras (UNOPAR). Tem experiência na área de Letras, Linguagens e Comunicação, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa nas modalidades da Educação Básica e Ensino Superior. Pesquisa temas relacionados ao Ensino de Literatura, especialmente, as questões que abordam a mediação tecnológica nos espaços educativos.      

Aline de Mello Sanfelici, UTFPR

Aline de Mello Sanfelici possui doutorado e mestrado em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado junto ao programa de mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atualmente, é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. Atua nas áreas de Letras, Literatura, Educação e Ensino.

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

ROLIM, A. T.; SANFELICI, A. de M. A LITERATURA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 246–264, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3681. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3681. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.