ENSINO DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UM SUPLEMENTO DO PROFESSOR

Autores

  • Sandra Maria Papin Rodrigues Instituto de Estudos Avançados e Pós­Graduação

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3669

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Livro Didático, Prática Docente

Resumo

O presente estudo trata do ensino de leitura literária no Ensino Médio, tendo em vista os resultados que o País vem apresentando no que se refere à qualidade da educação e à necessidade de reavaliação das metodologias de ensino da literatura. Neste sentido, o estudo tem como objetivo investigar como o Suplemento do Professor do livro didático adotado no município de Ivaiporã/PR, no período de 2010 a 2013, contribui para a melhoria da prática de ensino de literatura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativa, com abordagem de dimensão sócio-histórica, tendo como principal referencial teórico os conceitos bakhtinianos a respeito da concepção dialógica da linguagem. Como processo de obtenção dos dados, realizou-se uma análise do Suplemento do Professor do livro de Português utilizado no 1º ano do Ensino Médio. Concluiu-se que o livro em questão não promove um conhecimento mais especializado da teoria literária, tampouco fornece alternativas didáticas que possam motivar os alunos à leitura e compreensão da literatura como fenômeno cultural, histórico e social.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3669

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Papin Rodrigues, Instituto de Estudos Avançados e Pós­Graduação

Mestre em Educação (UEMS-2015); Especialista em Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Administração, Supervisão e Orientação Educacional; Graduada em Letras Anglo­ Portuguesas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul; Professora de Língua Portuguesa da Rede Pública de Educação do Paraná e de cursos de pós-graduação do Instituto de Estudos Avançados e Pós­Graduação e da Univale (Faculdades Integradas do Vale do Ivaí).

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

RODRIGUES, S. M. P. ENSINO DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UM SUPLEMENTO DO PROFESSOR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 226–245, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3669. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3669. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO