ENSINO DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UM SUPLEMENTO DO PROFESSOR

Sandra Maria Papin Rodrigues

Resumo


O presente estudo trata do ensino de leitura literária no Ensino Médio, tendo em vista os resultados que o País vem apresentando no que se refere à qualidade da educação e à necessidade de reavaliação das metodologias de ensino da literatura. Neste sentido, o estudo tem como objetivo investigar como o Suplemento do Professor do livro didático adotado no município de Ivaiporã/PR, no período de 2010 a 2013, contribui para a melhoria da prática de ensino de literatura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativa, com abordagem de dimensão sócio-histórica, tendo como principal referencial teórico os conceitos bakhtinianos a respeito da concepção dialógica da linguagem. Como processo de obtenção dos dados, realizou-se uma análise do Suplemento do Professor do livro de Português utilizado no 1º ano do Ensino Médio. Concluiu-se que o livro em questão não promove um conhecimento mais especializado da teoria literária, tampouco fornece alternativas didáticas que possam motivar os alunos à leitura e compreensão da literatura como fenômeno cultural, histórico e social.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3669


Palavras-chave


Ensino de Literatura; Livro Didático; Prática Docente

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3669


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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