CAMINHOS TRILHADOS POR UMA PROFESSORA-PESQUISADORA NA DISCUSSÃO SOBRE BULLYING E VIOLÊNCIA

Autores

  • Elise Helena Moura Batista Faculdade de Educação - UNICAMP
  • Dirce Djanira Pacheco e Zan Faculdade de Educação da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.3662

Palavras-chave:

Bullying, Educação Física, Grupo Focal

Resumo

Este trabalho busca apresentar os desafios vivenciados por uma professora de Educação Física em relação às exclusões observadas entre o grupo de alunos durante as aulas, assim como explicitar os caminhos percorridos enquanto pesquisadora no intuito de compreender a dinâmica da interação dos alunos em relação às violências observadas nas aulas, dentre elas o bullying. A partir da discussão empreendida com os alunos em um Grupo Focal, evidenciou-se que o bullying, como uma forma específica de violência, está atrelado às diferenças presentes entre os alunos, diferenças que acabam por culminar em desigualdades, discriminações e preconceitos, existentes no contexto sociocultural, ou seja, que ultrapassam os muros da escola. Assim, a experiência da professora-pesquisadora confirma a importância de uma educação que possibilite espaços para o diálogo sobre as temáticas que perpassam as aulas/conteúdos, em uma perspectiva de educação integral. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elise Helena Moura Batista, Faculdade de Educação - UNICAMP

Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Campinas/ SP. Licenciada e bacharel em Educação Física - Centro Universitário Anhanguera. Licenciada em Pedagogia - Uninove (2010). Já atuou como Professora de Educação Infantil (Prefeitura de Leme/SP; Prefeitura de Campinas/SP), Professora de Educação Física do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo e Orientadora Educacional do curso de especialização em Educação Física - EAD (FEF/Unicamp; governo do Estado de São Paulo).Pesquisadora do Grupo De Estudos VIOLAR - Laboratório de Estudos sobre violência, imaginário e juventude – da Faculdade de Educação da UNICAMP. 

Dirce Djanira Pacheco e Zan, Faculdade de Educação da Unicamp

Possui graduação em Pedagogia (1991), mestrado (1996) e doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) e Coordenadora do Curso de Pedagogia (2013-2015) da Faculdade de Educação da mesma Universidade. É membro da diretoria do CEDES desde 2007 e do Conselho Técnico Científico da Capes/Educação Básica (2011-2014). Desenvolve trabalhos de investigação na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: currículo, juventude e cultura. 

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

BATISTA, E. H. M.; ZAN, D. D. P. e. CAMINHOS TRILHADOS POR UMA PROFESSORA-PESQUISADORA NA DISCUSSÃO SOBRE BULLYING E VIOLÊNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 101–118, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.3662. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3662. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO